Pesquisar blogs

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Riqueza natural. (Amazônia)


Sabemos que nosso país é abençoado com uma das maiores biodiversidade do planeta, mas infelizmente conhecemos pouco sobre esta riqueza natural.
Esta matéria retrata importantes informações de frutas  como: Guaraná, açaí, cupuaçu, pupunha, Araçá-boi, camu-camu e tucumã. Informações desconhecidas pela grande população brasileira.
Algumas frutas têm características funcionais devido à sua composição vitamínica, a presença de fibras alimentares e antocianinas. As vitaminas mais importantes são
as antioxidantes, em particular a vitamina C e o betacaroteno, o precursor da vitamina A. O consumo de alimentos funcionais é considerado uma estratégia para a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis (obesidade, hipertensão, diabetes, cânceres e doenças cardiovasculares), cada vez mais comuns.


Paullinia cupana Kunt -  Guaraná.

Os povos indígenas da Amazônia central utilizavam as sementes torradas do guaraná para a cura de doenças e como estimulante. Elas de fato contêm substâncias medicinais, com efeito analgésico e antitérmico, entre outros. Também apresentam compostos estimulantes. O teor de cafeína, por exemplo, supera o encontrado no próprio café. E há quem diga que o guaraná é afrodisíaco.
As propriedades estimulantes motivam a criação do mercado de derivados do guaraná. Primeiro no Amazonas, onde o produto era comercializado na forma de rama, de bastão, em pó e em xaropes para refrigerantes. Com os refrigerantes, o interesse pelo guaraná aumentou e ele se tornou fonte de renda para populações rurais e para o setor industrial. Cerca de 70% da oferta de guaraná destina-se às indústrias de bebidas. O restante é comercializado sob as formas tradicionais.
A expansão do consumo impulsionou os sistemas de cultivo, empregados inicialmente no Amazonas, e depois na Bahia e em Mato Grosso. No Amazonas, a baixa produtividade e as doenças nativas que comprometem a cultura deslocaram o plantio para outros estados, onde as doenças não existem ou são menos severas. Esse é o fenômeno de escape, importante na agricultura mundial, e que permite entender por que cultivos fogem de seus centros de origem. Atualmente, a Bahia é o maior produtor de guaraná, e o Mato Grosso disputa o segundo lugar com o Amazonas.

Euterpe oleracea - Açaí

Os açaizeiros se destacam entre as palmeiras amazônicas de expressão econômica. O Açaí-do-pará é mais abundante na Amazônia oriental, especialmente no estuário do rio Amazonas, onde ocorrem grandes populações chamadas de açaizais. Os frutos são pequenos, púrpuras, com polpa escassa. O açaí é um alimento muito importante na dieta, contribuindo com energia, fibra alimentar, minerais e antocianinas. Para ser consumido, o açaí é amolecido em água morna, despolpado em máquina própria ou amassado manualmente, e transformado num suco espesso – o vinho de açaí. Em Belém, o consumo é de 400 toneladas por dia. O vinho de açaí, quando misturado com açúcar e farinha de mandioca ou de tapioca, constitui, por vezes, a alimentação principal das classes populares.
O açaí tem sido muito apreciado por freqüentadores de academias de ginástica, e por desportistas, que o misturam ao guaraná e a outros produtos energéticos. No exterior, a adição de flavorizantes torna a aceitação do produto mais fácil. Empreendedores introduziram o vinho no mercado do sudeste brasileiro como uma bebida exótica, rica em nutrientes. Devido à produção é sazonal, pesquisadores da Universidade Federal do Pará aperfeiçoaram as boas práticas de processamento, essenciais para garantir um produto livre de impurezas, e os da Embrapa Amazônica Oriental aperfeiçoaram técnicas de manejo dos palmeirais e começaram a selecionar açaí que produz em outras épocas, abrindo perspectiva de boas colheitas o ano inteiro, algo essencial para atender o mercado externo.
Valor nutricional
Por 100g de polpa:
Calorias: 69 K/cal (em média) 

Proteínas: 3,8g 
Lipídios: 12,2g 
Fibra: 16,90g 
Cálcio: 118 mg 
Ferro: 11 mg 
Fósforo: 0,5 mg 
Vitamina B1: 11,80 
Vitamina B2: 0,36 
Vitamina C: 0,01 
Apesar do alto teor de gordura do açaí, grande parte são gorduras monoinsaturadas (60%) e poliinsaturadas (13%), também presentes no abacate. Estas gorduras são benéficas e auxiliam na redução do colesterol ruim (LDL) e melhora o HDL, contribuindo na prevenção de doenças cardiovasculares como o infarto do coração.

Theobroma grandiflorum - Cupuaçu

O cupuaçu é muito apreciado devido ao sabor e aroma de sua polpa. É nativo do sudeste do estado do Pará e nordeste do Maranhão, e amplamente distribuído em toda a bacia amazônica. Até recentemente foi um produto do extrativismo, mas hoje é cultivado com técnicas desenvolvidas pela Embrapa.
O beneficiamento do cupuaçu consiste em despolpar os frutos manual ou mecanicamente, conservar a polpa em temperatura baixa, processar as sementes e reciclar a casca dura como adubo. A partir da póla preparam-se sucos, néctares, sorvetes, geléias, doces, cremes, que são apreciados no Brasil e conhecidos no exterior. A partir das sementes pode-se extrair uma gordura que tem aplicações na indústria de cosméticos. Se as sementes forem fermentadas, secas e torradas, ficam semelhantes às do cacau e podem ser usadas para fabricar um tipo de chocolate, o cupulate.
Ao contrário do açaí, não existem empreendedores ávido pelo cupuaçu hoje, talvez porque a póla não ofereça vantagens funcionais. Também não há empresas interessadas no cupulate, mesmo que os primeiros ensaios tenham sido bem-sucedidos. Pesquisadores da Embrapa desenvolveram variedades produtivas e resistentes à principal doença, e um pacote tecnológico eficiente, com boas práticas de cultivo, coleta, pós-coleta e processamento. 
Continua ...

 Demétrius A. Silva

Fonte de pesquisa e imagem:
Scientific American Brasil ( Amazônia  - Tesouros)

Nenhum comentário: