Pesquisar blogs

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

O império Persa


Os persas eram um povo nômade que emigrou da parte sul da Rússia ao Irã, por volta do ano 1000 a.C. Estabeleceram-se a leste do Golfo Pérsico, em uma área chamada
Farsistão. O primeiro rei persa de que temos registros é Ciro I, que reinou em meados do século VII a. C.

Os persas entram dramaticamente na história bíblica quando o neto de Ciro I, Ciro II, o Grande, entrou triunfante na Babilônia.

No ano 550 a.C., Ciro se apoderou de Ecbátana, a capital dos medos. Conquistou a atual Turquia e moveu seus exércitos para o leste, entrando até o noroeste da Índia. Dez anos depois foi capaz de desafiar o poderio do Império Neobabilônico.
O “cilindro de Ciro”, enterrado nas bases de um edifício na Babilônia, contém o relato, contado pelo rei, de como capturou a cidade. Foi tomada sem que houvesse uma batalha, no ano 539 a.C. O curso do rio Eufrates tinha sido mudado, o que permitiu aos invasores entrar na cidade pelo leito seco do rio. Não houve destruição (Dn 5). De fato, Ciro restaurou os templos e4 edifícios principais.

Persépolis
Os assírios e babilônicos haviam deportado os povos conquistas. Ciro reverteu o processo: Reuniu os prisioneiros de guerra e os devolveu aos seus países, junto com as imagens dos deuses nacionais que foram levados à Babilônia. Assim, no ano 538 a.C., permitiu-se aos judeus voltar a Israel. Levaram consigo os tesouros do templo de Jerusalém, o qual devia reconstruir.
O império persa, sob governo de Ciro e dos reis que o sucederam, constitui o pano de fundo histórico dos livros de Esdras, Neemias, Ester e parte de Daniel.
Os reis persas ampliaram as fronteiras de seu império. Suas terras a leste se estendiam até a Índia; Turquia e Egito lhe pertenciam.
O rei Dario I (522-486 a.C.), que construiu a esplêndida nova capital em Persépolis, conquistou a Macedônia, ao norte da Grécia, em 513 a.C. Depois da derrota de Maratona (490 a.C.), o novo rei Xerxes I (485-464 a.C.), conquistou as terras em direção ao sul até chegar a Atenas, antes de ser derrotado na batalha marítima de Salamira.
Moeda Persa (Dárico)
Apesar dos ataques do Egito e da Grécia, o poderio persa se manteve por 200 anos. No ano 333 a.C., Alexandre Magno cruzou o Helesponto e em poucos anos fez da Grécia o império dominante.
A Pérsia pôde controlar territórios extensos graças à sábia administração de seu governo. Ciro, o Grande, dividiu o império em províncias (ou satrapias), e cada uma tinha seu próprio governante (ou sátrapa). Estes eram nobres persas ou medos, mas abaixo deles havia nacionais que mantinham certo poder. Animavam os povos a seguirem com seus costumes e a adorarem seus deuses, o que contribuía para mantê-los contentes. Dario I melhorou o sistema de governo. Também introduziu o uso da moeda e um sistema legal. O sistema postal que estabeleceu foi vital para a comunicação ao longo do império.
Outro fator unificador foi o uso do aramaico com língua diplomática do império. O aramaico Era falado até na distante Judá desde os tempos do império Assírio: “Te rogamos que fales em aramaico a teus servos”, disseram os oficiais de Ezequias aos mensageiros assírios, “porque o entendemos” (2Rs 18.26).
Relevo em pedra representando Dario I
A economia era formada pela agropecuária, com irrigação pela água das montanhas, na criação de gado e na exploração de minérios. A moeda era o dárico, cunhada em ouro, que estimulou o comércio e o artesanato.
Os persas optaram a princípio pela escrita cuneiforme, inventada pelos sumérios, que depois foi substituída por uma escrita alfabética.
O livro de Ester nos permite ver a luxuosa vida palaciana na Pérsia. As ruínas de Persépolis e Pasárgada mostram a magnificência das capitais persas. Os pratos dourados e as jóias do famoso Tesouro de Oxos revelam a habilidade dos artesãos do império e a beleza dos produtos de luxo.
Conheça também a matéria sobre rei Xerxes (Assuero).


Demétrius A. Silva

Fonte de pesquisa e imagem.
Bíblia de Estudo Almeida
Bíblia de Estudo de Genebra
National Geographic Brasil




6 comentários:

WAGNER BARROS disse...

Olá querido irmão Demétrius, sempre aprendemos algo aqui parabéns Deus te abençoe e um maravilhoso final de semana...
http://www.saude-e-eternidade.blogspot.com/

Unknown disse...

Obrigado Wagner. Deus lhe conceda um excelente final de semana, cheio de vitórias na presença de Cristo.
Abrçs.

ivonil ferreira disse...

O Império persa é simbolizado na profecia em conjunto com os medos; Pelo 2º animal de Danyahu=Daniel 7; um urso levantado de um lado e com três costelas na boca. E também por um carneiro de dois chifres no capitulo 8. Durou cerca de 200 anos-de 538 a 331,ac.
Quando foi tomado por Alexandre o grande rei da Grecia em 331 na batalha de Arbela.
ivonil ferreira de carvalhao-jatai-go

Diaconisa Dalva Coutinho disse...

Ola irmão Demetrius que bela aula de historia. Aprendi mais auguma coisa
sobre os acontecimentos dos persas.
Gosto muito de historia .Gostei quando falou de Aleandre \(está sem uma letra porque o teclado não está funcionando.Esse personagem foi o
''grande'' em tudo que foi de ruim.Bem irmão gostaria que lesse no meu blog ''Preço dos encantos'' uma refleão sobre ''Ester'''

Unknown disse...

Obrigado irmã Dalva pelas palavras de motivação.
A mensagem sobre Ester em seu blog, é bem elaborada e interessante.
Deus abençoe

Unknown disse...

Obrigado irmão Ivonil pelas palavras de auxilio.
Que Deus abençoe.