Pesquisar blogs

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Império Grego-Macedônico.


Um pequeno relato sobre os gregos a luz das Sagradas Escrituras. O estudo será dividido em duas partes. Esta matéria abrangera um pouco sobre a geografia e história do império Grego.

A Grécia é uma península que está situada na parte leste do mar Mediterrâneo. O mar Egeu a separa da Ásia Menor e o mar Adriático a separa da península italiana. A Macedônia está ao norte da Grécia. O império Greco - Macedônico chegou a abranger
a maior parte do mundo conhecido na antiguidade, pois se estendia desde a Índia, no Oriente, até o extremo ocidental do Mediterrâneo.

História

A presença na Grécia de “tribos gregas” está assinalada desde o terceiro milênio a.C. No entanto, os povos gregos, que chegaram a desenvolver a organização política conhecida como polis (cidade-estado), não conseguiram unificar-se e se mantiveram em lutas contínuas. Filipe II da Macedônia inicia, desde o norte, guerras de conquista. Ao morrer, em 335 a.C., sucede-o seu filho Alexandre, que será conhecido como Alexandre Magno. Extraordinário militar, avançando do oeste para leste, ele se sagrou vitorioso na batalha de Isso, em 333 a.C., contra Dario III. Avançando para o sul, Alexandre venceu os fenícios em Tiro, em 332 a.C., alcançou-a através da Palestina e conquistou o Egito em 331 a.C. Atraindo Dario III para perto de Nínive, Alexandre venceu-o novamente. Sua campanha continuou no leste da Índia, assegurando um vasto território para o Império Grego. Alexandre tratou os hebreus com extraordinária magnanimidade, excluindo-os das obrigações tributárias nos anos sabáticos, além de conceder-lhes inteira liberdade de culto e de governo. Alexandre morreu na Babilônia em 323 a.C., aos 33 anos.
Filipe II
Logo se notou a falta de um sucessor digno de Alexandre. Com sua morte, seu vasto império se divide nos chamados “reinos helenísticos”. Os mais importantes para a história bíblica foram o reino dos lágidas ou Ptolomeus (Egito) e o dos Selêucidas (Síria).
Entre 215 e 205 a.C., Filipe V da Macedônia associou-se a Cartago a fim de lutar contra os romanos. Em 197 a.C. Filipe é derrotado pelos romanos. Entre 192 e 189 a.C. o exército romano derrota o império Selêucida e penetra na Ásia Menor. Mais tarde, Macedônia cai em poder de Roma. Em 146 a.C. os romanos destroem Corinto, e a maior parte da Grécia é anexada a Roma. Poucos anos depois caem Pérgamo (133 a.C.) e Síria (64 a.C.). Em 47 a.C. Otávio Augusto faz de Cleópatra sua co-regente no Egito, e em 30 a.C. houve a junção total do Egito a Roma.
Não existia clero no mundo grego. Sacerdotes e sacerdotisas eram magistrados que prestavam contas de sua gestão e atividade. Havia dois grandes tipos de sacerdócios: os pertenciam a uma família sacerdotal e aqueles escolhidos entre cidadãos. Na época helenística, algumas sacerdotisas eram colocadas a venda.
Regulamentações, chamadas tradicionalmente de “leis sagradas”, fixavam os deveres dos sacerdotes. Eles recebiam uma parte dos sacrifícios e peles das vítimas, o que representava uma fonte de renda considerável.
 O sacerdote ou sacerdotisa tinham obrigações de pureza ritual antes da realização dos atos do culto. Era raro exigi-se castidade e virgindade, sacerdotes e sacerdotisas eram cidadãos como os outros, com uma vida de família.
Continua...
Demétrius A. Silva

Fonte de pesquisa e imagem:
Bíblia de Estudo Almeida
Bíblia de Estudo de Genebra
Geografia histórica do  Mundo bíblico
História viva (Antiguidade de A a Z)
National Geographic

9 comentários:

João Q. Cavalheiro disse...

Paz do Senhor irmão e amigo Demétrius!

Muito interessante sua postagem, que como sempre fornecem dados históricos e culturais desconhecidos da grande maioria dos leitores. É com textos como estes que enriquecemos nossos conhecimentos e ficamos mais cultos.
Desejo ao querido irmão e à sua distinta família um venturoso e profícuo ano de 2012.

Abraços do amigo e irmão....

Pr. João Q. Cavalheiro
www.aramasi.blogspot.com

Unknown disse...

Obrigado pastor e amigo João Q.
Glorifico a Deus pela vida do irmão. É uma honra tê-lo como leitor, amigo e irmão na fé.
Que em 2012 as bençãos do Nosso Pai Celeste sejam abundantes na vida do querido irmão,família e ministério.
Abrçs do irmão e amigo...
Demétrius A. Silva

Patricia Galis disse...

Muito bom seu trabalho.
Um feliz ano novo para vc e toda sua família, muita saúde, paz e amor.

Renato Araujo disse...

Grande abraço Demétrius. Parabéns pelo relato histórico sobre os gregos. Muito rico em detalhes... um Ótimo trabalho. Quero desejar a você e a sua família um feliz ano novo um excelente 2012.

Unknown disse...

Obrigado Patricia e Renato.
Deus continue a vos abençoar. Feliz 2012, muita paz e saúde.
Abrçs.
Demétrius A. Silva

Edenícia Oliveira disse...

Que as dádvas da fé, a esperança, a paz e o amor estejam presentesn em todo o decorrer de 2012.

Unknown disse...

Obrigado Edenícia.
Que 2012 possamos como servos de Cristo, abençoar esta nação e sermos abençoados por no Mestre Jesus.
Muita paz e saúde a irmã e toda família.
Abrçs
Demétrius A. Silva

Greyce disse...

Oi demetrius minha primeira vez no seu blog... achei muito interessant as informações q vc coloca aqui, outro blog legal é o www.palavraesalvacao.blogspot.com do presbitero Francisco, passa lá e dá uma força se puder...

Graça e Paz!

Anônimo disse...

boa noite Demétrius esse estudo tem continuação do império grego macedônico ? desde já obrigado