Pesquisar blogs

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Sustentabilidade Ambiental.

A oferta de água doce no mundo é pequena e todos sabem que economizá-la é importante, Mas a água que devolvemos à natureza, depois de usá-la, também reduz essa oferta. No Brasil, 13 milhões de pessoas não tem banheiro e menos de 44% da população têm coleta de esgoto. 
Do que é recolhido, menos de um terço é tratado. Apenas nas 81 maiores cidades do
país, são 5,9 bilhões de litros de esgoto sem tratamento despejados por dia. Essa água contaminada polui rios, lagos e mares.
Além do óleo de cozinha, não despeje inseticidas, pesticidas, tintas à base de óleo, solvente e fluidos de automóveis no esgoto doméstico. Eles devem ser adequadamente eliminados.
Substâncias caseiras substituem cloro, formaldeído e outros produtos químicos agressivos:
Casca de limão seca é boa para manter as traças longe de armários e roupas.
Vinagre branco é bom para remover ferrugem, mofo, manchas no tapete, sujeira de banheiros e para tirar cheiro de peixe dos utensílios. Só é preciso diluí-lo em água.
Bicarbonato de sódio e bom para limpar o forno e para limpeza geral, pois tem ação fungicida.
Um grande desafio, é cobrar das autoridades locais o saneamento adequado. Pois ele é fundamental para a saúde e até para o aprendizado. Crianças expostas ao esgoto aprendem 18% menos, em função das faltas às aulas, por ficarem doentes.
Usar quantidades menores dos produtos de limpeza e higiene, preferindo sempre os biodegradáveis e os orgânicos, feitos a partir de substâncias naturais. Prefira detergentes e sabões em pó com pouco ou nenhum fosfato na fórmula. Essa substância, responsável pela espuma, favorece a proliferação de plantas e algas nos rios, reduzindo a oferta de oxigênio par os peixes.
Ao lavar a louça, retire os restos de comida de pratos e panelas  e deixe-os de molho previamente na pia ou numa bacia. Só abra a torneira para enxaguar depois de ensaboar tudo. Isso ajuda a usar menos detergentes.
Não jogue remédios ou cosméticos na pia ou no ralo. As substâncias ativas contaminam água e peixes (que serão consumidos por nós). Entregue em postos de coleta que os aceitam para serem incinerados. Quando não for possível, é melhor jogá-los no lixo do que no esgoto.


Demétrius A. Silva
Fonte de pesquisa e Imagem.
Manual de Estiqueta 3.0 -Planeta Sustentável.

2 comentários:

Roberth Moura disse...

Cada um de nós deve buscar fazer a sua parte para ajudar o planeta Terra a não se degenerar tão rápido. No meu blog eu também dei algumas dicas para ajudar a salvar o paneta, veja só:

http://estereotipodaperfeicao.blogspot.com/2011/07/saiba-como-ajudar-salvar-natureza.html

Se todos nós fazermos nossa parte, quem sabe nossos netos ainda poderão tomar banho de cachoeira?

Unknown disse...

Caro Odacyr. Por sermos mordomos de Deus, a responsabilidade é grande. Creio que a busca de conhecimento e a conscientização, são fundamentais para a preservação do planeta.
Gostei de seu post sobre a reciclagem,parabéns.
Abrçs.