Pesquisar blogs

sábado, 13 de agosto de 2011

Mudanças climáticas.


Mudanças no clima são nosso maior desafio. Influem na oferta de água e qualidade do solo, na biodiversidade e na degradação dos oceanos e alteram a maneira como vivemos. Se a temperatura do planeta subir além de 2°C, nossa vida ficará mais difícil. Ou, no mínimo, diferente do que é hoje. Ela já subiu 0,6 °C.


A temperatura no planeta está o,6°C acima da média histórica, de 14°C. A última década foi mais quente desde o início da medição, no século 19.

Fonte: Nasa / Earth Policy Institute

Algumas conseqüências das mudanças climáticas.

Na Colômbia, colhem-se menos grãos do seu café gourmet. Na Europa e na América do Sul, os produtores de vinho procuram novas variedades de uva. Essas culturas são sensíveis às alterações de clima. O chá na Índia perdeu a intensidade do sabor e produtividade.
A alta intensidade das chuvas aumenta a concentração de sedimentos em rios, lagos e reservatórios. Remove nutrientes do solo (lixiviação). Isso requer esforço maior no tratamento da água. A falta de chuva compromete a produção das hidrelétricas: ou é preciso abrir as comportas dos reservatórios, ou enfrentar novos apagões.
Nas praias de ilhas paradisíacas e cidades à beira-mar a faixa de areia diminui a cada ano, com a elevação do nível do mar, atingindo moradores e turistas.
Em 2010, na olimpíada de inverno, em Vancouver, foi preciso trazer neve de outras regiões. Estações de esqui estão ameaçadas.
Demétrius A. Silva
Fonte de pesquisa e Imagem.
Manual de Estiqueta 3.0 -Planeta Sustentável.


Nenhum comentário: