Pesquisar blogs

domingo, 6 de março de 2011

Você Sabia?


Seres sociais? 

Osmia avosetta
Elas são conhecidas como indivíduos sociáveis. Só que nem todas as espécies de abelhas vivem em grupo, como mostra a postagem obra de arte do mês de Dezembro 2010. Há aquelas que se ajuntam nas colméias, produzindo mel, mas boa parte vive sozinha em fendas de troncos de árvores e pedras, em ninhos abandonados de outros insetos ou sob a terra. Esses seres solitários não são domesticáveis.

Depósito de gordura.
Quem costuma brigar com a balança, sabe o que ocorre quando comemos além da conta. Nosso corpo armazena o excesso de alimento, aqui e ali em forma de gordura nada desejável. No mundo selvagem é um pouco diferente.
Os crocodilos, por exemplo, “guardam” o que comem a mais para ser absorvido em épocas de escassez. E sabem onde? Na cauda! Despreocupados com as gorduras extras, o alimento armazenado é suficiente para que fiquem se refeição por até dois anos.
Obs.
No Brasil não existem Crocodilos, somente jacarés.

Vilão ou vítima?
Sua boca é enorme, forrada de dentes serrilhados e triangulares e ficou famosa na tela do cinema, nos filmes em que ele aparece como um verdadeiro monstro devorador de banhistas. Diferentemente da aparência ameaçadora e do que já foi divulgado, no entanto, o tubarão-branco se alimenta de peixes, focas, golfinhos, leões-marinhos e baleias. Além disso, a espécie, ameaçada de extinção, ataca muito raramente as pessoas e se o faz, é porque o homem contribui para destruir e desequilibrar o ambiente marinho, diminuindo se alimento.
Pérolas.
Enganam-se aqueles que pensam, “toda ostra produz pérola”. Apenas as do gênero meleagro, encontrado principalmente nos mares tropicais, são capazes da façanha. A formação da pérola natural começa quando alguma substância estranha, como um grão de areia ou um parasita adentra sua concha. Para se proteger do incômodo, ela cobre com seu manto de madrepérolas, o nácar, a irritação provocada pelo “intruso”. Com o passar do tempo, essas camadas de nácar acabam formando as jóias valiosas.

 Demétrius A. Silva
                                                                    Revista Ecológico

Nenhum comentário: