Pesquisar blogs

domingo, 16 de janeiro de 2011

Uma celebridade com cheiro diferente.



O
gambá-da-virgínia (Didelphis virginiana) é uma espécie de mamífero bastante interessante: da família dos marsupiais, ele é criado por seus pais em uma bolsa – igualzinho aos cangurus – até atingir a maturidade e, apesar de pequeno, sabe se defender muito bem dos predadores.
Isso porque os gambás-da-virgínia conseguem abrir a boca em até 90º – o que faz com que possuam uma mordida poderosa! – e, como se não bastasse, são capazes de se fingir de mortos por até 6 horas. Sabe como? Eles diminuem a intensidade da respiração e o ritmo das batidas do coração, enquanto soltam pelo corpo um líquido mal cheiroso. A situação costuma confundir os predadores, que pensam que o animal está morto e em fase de decomposição e desistem de se alimentar da presa.
Mas, apesar desse monte de características interessantes, uma única gambá-da-virgínia anda chamando a atenção de todos na internet – e por motivos bem diferentes. Trata-se da Heidi, uma gambá que, atualmente, mora no Zoológico de Leipzig, na Alemanha, mas que, ainda filhote, foi abandonada por humanos perto de um abrigo de animais, nos EUA. Como se não bastasse a história de vida sofrida, Heide ainda é estrábica, o que fez com que caísse nas graças dos internautas.
A gambá ganhou uma página no Facebook e já conta com mais de 80 mil fãs na rede social! Famosa, não? Mas os biólogos do zoológico alemão avisam: Heidi está fazendo sucesso por conta de seu “charme pessoal” e não por dó. Afinal, o animal não sofre com o estrabismo, porque tem hábitos noturnos e utiliza muito mais o olfato do que a visão para se orientar. 
Ainda segundo os biólogos, é impossível saber, ao certo, porque Heidi é estrábica, já que a gambá foi achada na rua. Mas há duas possibilidades: ou ela foi mal alimentada por seus antigos donos ou do seu excesso de peso, que pode criar depósitos de gordura ao redor dos seus olhos, causando o problema. Na dúvida, a gambá já está de dieta! 

                                                                   Atitude Sustentável

3 comentários:

Anônimo disse...

ela é lindinha rsrsrs

Unknown disse...

Ela é engraçada. rsrsrs

Unknown disse...

Ela é fofa rsrrs e ainda esta de dieta coitadinha rsrsrs