Pesquisar blogs

sábado, 16 de junho de 2012

Fumaça Cancerígena


Especialistas da Organização Mundial da Saúde (OMS) declararam essa semana que a fumaça de escapamento de motores a diesel pode causar câncer em seres humanos e pertencendo à mesma categoria
categoria potencialmente mortal do amianto, arsênico, álcool, tabaco e gás mostarda.
Em um anúncio que provocou preocupação em produtoras de carros e caminhões, a Agência Internacional de Pesquisa do Câncer (Iarc, na sigla em inglês), parte da OMS, reclassificou a fumaça diesel do grupo 2A (provavelmente cancerígeno), para o grupo 1, de substâncias que têm ligações definidas com o câncer.

Os especialistas, que afirmaram ter emitido uma decisão unânime baseada em evidências científicas, aconselharam as pessoas de todo o mundo a reduzir sua exposição à fumaça diesel o máximo possível.“O grupo de trabalho descobriu que a fumaça diesel é uma das causas do câncer de pulmão e encontrou também uma associação com o risco elevado de câncer de bexiga”, declararam os pesquisadores.
A decisão é resultado de uma reunião de especialistas independentes que avaliaram as evidências científicas mais recentes sobre o potencial cancerígeno da fumaça do diesel e da gasolina.

Problema de saúde pública

Carros a diesel são mais populares na Europa Ocidental, onde benefícios fiscais encorajaram avanços tecnológicos e uma explosão na demanda.
Fora da Europa e da Índia, os motores a diesel ficam quase completamente confinados a veículos comerciais – principalmente devido a maior eficiência desse combustível. Fabricantes de carros alemães estão tentando conscientizar os Estados Unidos sobre o diesel, onde as longas distâncias viajadas em autoestradas favorecem essa mistura.

A Iarc apontou que grandes populações estão expostas à fumaça diesel na vida cotidiana. “As pessoas não estão expostas apenas à fumaça de veículos automotores, mas também à de outros motores diesel (como trens e navios) e de geradores elétricos”, reforçou a instituição.
Christopher Wild, diretor da Iarc, afirmou que nesse cenário a conclusão de terça-feira “envia um forte sinal de que ações sobre a saúde pública estão garantidas”. “Essa ênfase é necessária mundialmente, inclusive entre as populações mais vulneráveis de países em desenvolvimento, onde novas tecnologias e medidas de proteção podem levar muitos anos para serem adotadas”, declarou ele.

Fonte de pesquisa e imagem:
Scientific American  Brasil

2 comentários:

António Je. Batalha disse...

Querido amigo e irmão Demétrico, passei e encontrei o seu blog e fiquei a ler algumas coisas, me deixou maravilhado pelo que escreve, também é uma bênção para mim poder encontrar meu irmão. Gostei de poder encontrar pessoa que ama Jesus, e pela escrita também ama o próximo. Que o Senhor Jesus continue a derramar Sua bênçãos sobre sua vida, não poderia de deixar um convite: Tenho um blog O Peregrino e Servo, e pessoas como você me fazem falta como amigos, por isso se desejar fazer parte de meu blog eu ficaria radiante, de seguida irei retribuir seguindo também seu blog. Obrigado e as maiores bênçãos de Deus para si e família. António Batalha.

Unknown disse...

A paz caro irmão Antônio Batalha.
Que Nosso Deus continue a derramar sobre sua vida bençãos sem medidas.
Abrçs