Pesquisar blogs

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Essencial ao desenvolvimento

A água é indispensável à vida e é o único insumo relacionado com todos os aspectos do desenvolvimento. As fontes de água doce estão escasseando. As mudanças climáticas impactam os mananciais ao alterar
o regime de chuvas, provocando secas mais severas. O crescimento da população e a busca de mais bens de consumo demandam mais água para indústria, agropecuária, produção de energia e fins domésticos e urbanos. Essa situação preocupante faz da água uma das sete questões críticas da Rio+20. Há quem proponha inclusive um novo organismo na ONU para tratar exclusivamente da água.



A Rio+20 será o palco para discutir políticas globais e metas objetivas para gerenciar o uso da água e aperfeiçoar a distribuição dos recursos hídricos em todo o planeta, que já são objeto de disputas entre países e podem se tornar até razão para guerras. A questão da água será debatida em uma perspectiva ampla, passando pelo tema da saúde e redução da mortalidade infantil à água necessária para preservação da natureza em seus vários biomas. Na conferência, o Brasil defenderá a criação de um Conselho de Desenvolvimento Sustentável no âmbito da ONU, para tratar, entre outros assuntos, da questão da água e do saneamento.
Outra proposta, defendida pela União Européia, é fortalecer o programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), agência que promove a conservação e o uso eficiente dos recursos naturais. A proposta brasileira pretende transformar o Pnuma em uma organização mundial do meio ambiente, no mesmo nível de instituições como a Organização Mundial do Comércio (OMC), que trata das regras de comércio internacional, ou a Organização Mundial da Saúde (OMS), que dirige e coordena a ação na área de saúde das Nações Unidas.
A água é um recurso natural essencial para o desenvolvimento sustentável – conceito que busca conciliar três dimensões: ambiental, social e econômica, assegurando progresso material com responsabilidade socioambiental. O consumo de água não potável e a falta de redes de esgoto acarretam grandes problemas de saúde pública, pois a mortalidade infantil se deve, sobretudo às doenças de veiculação hídrica, como a diarréia, que mata cerca de 30 milhões de crianças por ano no mundo. Além disso, a construção de infraestruturas no setor – como estações de tratamento de água e sistemas de coleta e tratamento de esgotos – alavanca grandes volumes de compras, movimentando a economia e criando muitos postos de trabalho, os quais geram renda e diminuem a pobreza. Além disso, a água é fundamental na produção de alimentos, atividade que também tem impacto na redução da pobreza.
Distribuição da água no corpo humano:

Cérebro 75% - Pulmões 86% - Fígado 86% - Músculos 75% - Coração 75% - Rins 83% - Sangue 81%.

 Você sabia?

70% da água doce do mundo é usada na agricultura.

1 bilhão de pessoas não têm acesso à água potável.

2,4 bilhões de pessoas não dispõem de serviços de esgoto.

Cerca de 90% do esgoto no mundo é descartado na natureza, sem qualquer tratamento.

Ajude a preservar este bem tão precioso.


Demétrius A. Silva


Fonte pesquisa e imagem:
National Geographic Brasil
4° Relatório do Programa de Avaliação Mundial da Água (WWAP), da ONU.
                                                                       http://ocantinhu.blogspot.com.br/2010/11/ciclo-da-agua.html

7 comentários:

João Q. Cavalheiro disse...

A Paz do Senhor estimado amigo e irmão Demetrius!!

Muito boa e esclarecedora sua postagem! Deus o abençoe sempre!
Tenha juntamente com sua família um bom e abençoado final de semana.
Abraços do amigo...
João Q. Cavalheiro

Patricia Galis disse...

Ótimo post, é até engraçado ver o que vão dizer na conferencia sendo o Brasil um dos maiores países a desperdiçar água, vamos ver o que vai acontecer depois disso.

Anônimo disse...

A paz...
Obrigada pela visita na Ubeblogs. Entrei como seguidora. Deixo o meu link para você também.
http://www.redemissao.blogspot.com.br/
Angela Caldas

Unknown disse...

Caro amigo e pr. João, Glorifico o nome de Jesus por sua vida. Obrigado pelas palavras.
Deus lhe abençoe muita paz ao querido irmão e família.
Abrçs.

Unknown disse...

A paz Angela.
Seja bem vinda a este humilde blog.
Já me tornei seguidor de seu blog. Parabéns pelas mensagens.
Abrçs.

Unknown disse...

A paz Patricia. Tomara que RIO+20 não fique apenas em palavras. Que nós como membros de uma sociedade capitalista, possamos seguir o caminho da sustentabilidade.
Abrçs.

António Je. Batalha disse...

Olá amigo Demétrius, gostei de seu blog e desde já quero dar-lhe os parabéns, Sou Antonio Batalha portugues e gostava de lhe fazer um convite: Tenho um blog Peregrino e servo, e se desejar fazer parceria me deixava muito honrado em tê-lo como meu amigo virtual, claro que vou retribuir. Obrigado e tudo de bom.