Pesquisar blogs

sábado, 19 de novembro de 2011

Cananeus e Filisteus (continuação)


Os israelitas admiravam a destreza dos cananeus; porém lhes foi ordenado nunca adotar a religião destes (Js 23.6-13). Tristemente, logo começaram a adorar Baal, e aconteceram todo tipo de desastres. Baal era o deus do clima, da fertilidade e
da guerra. Uma das suas esposas, Astarote, era deusa do amor e da guerra. Anate, a mais importante das consortes de Baal (segundo outros textos), era representada como uma deusa brutal e sanguinária. As festividades religiosas cananéias expunham à luz o pior da natureza humana (incluindo o sacrifício de crianças).
Pedaço de muralha dos filisteus de Ascalom 
Próximo do ano 1200 a. C., talvez pouco depois da conquista de Canaã pelos hebreus, vários grupos conhecidos como “gente do mar” invadiram a parte leste do Mediterrâneo. Arrasaram a costa, estendendo o terror até as fronteiras do Egito. Ali, as forças egípcias os derrotaram. Um daqueles grupos, os filisteus, se assentou na região costeira do sul de Canaã, perto da fronteira com o Egito.
Desde a época dos juízes até o reinado de Davi, os israelitas e os filisteus combateram pela terra. Os filisteus chegavam, provavelmente, de Creta. Levaram consigo o artesanato grego, cretense e cipriota. Ainda mais importante, tinham especial habilidade na forja de metais, especialmente o ferro. Este monopólio lhes deu vantagem na guerra, pois as armas de ferro são mais fortes que as de cobre ou bronze. Os israelitas tiveram que pedir aos filisteus que lhes afiassem suas ferramentas de ferro (1Sm 13.20-21).

Os filisteus tinham cinco cidades importantes (conhecidas com Pentápolis Filistéia), cada uma com seu rei e seu templo. Estas cidades eram: Asdode, Ecrom, Gate, Gaza e Ascalom (Js 13.13)

Demétrius A. Silva

Fonte de pesquisa e imagem:
Bíblia de Estudo Almeida
Bíblia de Estudo de Genebra
National Geographic



5 comentários:

João Q. Cavalheiro disse...

A Paz do Senhor irmão e amigo Demétrius!

Tenho assiduamente acompanhado suas postagens e devo dizer-lhe que continuam sendo sempre edificantes, muito proveitosas. Obrigado por seus motivadores comentários postados em meu blog. Desejo-lhe também uma excelente e produtiva semana de trabalho.

Aceite um abraço do amigo....

João Q. Cavalheiro
www.aramasi.blogspot.com

Igreja da Graça - Piraquara - PR disse...

Paz do Senhor!

Parabens pelo blog irmão, tenho sido abençoado por suas mensagens.

Abço,

Mauricio
http://igrejadagracapiraquarapr.blogspot.com/

Unknown disse...

Obrigado pr. e amigo João Q.
Que Deus o abençoe poderosamente. Tenho sido abençoado através de suas mensagens.
Um grande abraço deste amigo e irmão em Cristo.

Unknown disse...

Obrigado Mauricio pelas palavras.
Que o Senhor Jesus por sua infinita misericórdia, use nossas vidas como multiplicadores de bençãos através deste meio de comunicação.
Abrçs a todos irmãos da Igreja I. Graça em Piraquara- PR
Deus vos abençoe.

Patricia Galis disse...

Seu blog está cada vez mais edificante, tudo aqui esta mais bonito, confesso me desculpe que já fazia um més pelo menos que não vinha ler seus post, me retrato e colocarei em dia esse final de semana minha leitura meu marido estava de ferias, não estava com tempo para visitar os blogs, vim agradecer a gentileza de ter dado os parabéns ontem no meu blog pelos 500 seguidores nem eu mesma acreditei é muito difícil atingir números altos, vc foi muito gentil, somente Deus para lhe recompensar, e claro voltarei mais vezes, obrigada mesmo do fundo do coração.