Pesquisar blogs

sábado, 4 de junho de 2011

Prevenção do mal de Alzheimer.



Até pouco tempo, pensava-se que uma das conseqüências do envelhecimento do cérebro seria a perda de neurônios. Estudos realizados nos últimos anos comprovaram, porém, que isso não ocorre se o órgão for estimulado por atividades intelectuais. Quanto mais se pensa, melhor
o cérebro funciona. Entre os jogos p/ mente, estão o xadrez, o gamão e resolver palavras cruzadas.

De acordo com o psicólogo Paulo Rogério Morais, mestre em psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo e professor da Universidade Federal de Rondônia, há vários relatos na literatura especializada sobre os exercícios intelectuais. “As revistas de passatempos estimulam o intelecto, alterando as células cerebrais e criando novas conexões entre elas”, explica. “Essas alterações relacionam-se ao desenvolvimento comportamental, especialmente nos primeiros anos de vida”.
Um artigo recente do The Journal of the American Medical Association observou que atividades mentais desafiadoras combateriam o mal de Alzheimer. Outro estudo, do New England Journal of Medicine, em 2003, mostrou que as palavras cruzadas previnem a perda de Memória tão bem quanto tocar instrumentos musicais  e dançar.
A presidente da Associação de Parentes e Amigos de Pessoas com Alzheimer, Aparecida Guimarães, também vê nas palavras cruzadas um ótimo exercício para o cérebro em qualquer fase da vida. “Assim com ler, resolver desafios permite que o cérebro não pare de ser estimulado”, diz. Mas ela faz um ressalva. “Sugerir que quem já está com Alzheimer deve insistir em fazer exercícios intelectuais é complicado, pois frustra, na medida em que a pessoa tem um déficit cognitivo irrecuperável (para a ciência)”, alerta. “Outros mecanismos podem ser aplicados, mas sempre orientados por um profissional, para não criar falsas expectativas”.


Scientific American Brasil

Demétrius A. Silva

4 comentários:

João Q. Cavalheiro disse...

Parabéns irmão Demetrius por sua postagem muito útil para prevenção deste mal tão presente em nossos dias.
Tenho acompanhado seu blog e apreciado muito seus posts.
Abraços de...
João Q. Cavalheiro
www.aramasi.blogspot.com

Wilderlan Sousa disse...

Ola, visite meu blog e deixe um comentario sem esquecer de seguir.

http://garagem-jovem.blogspot.com/

Valeu ja estou seguindo seu blog!

Mulheres INDO disse...

SEU BLOGS É UMA BENÇÃO, FICA NA PAZ DESSE DEUS TREMENDO.

Monica Pessanha disse...

um dos motivos que ajudaram a minha mãe a não ter esse mau foi simplesmente ler a Bíblia todos os dias. É claro que devemos nos prevenir, estimular nosso cérebro com leitura jogos e brincadeiras e principalmente ler a Biblia ela nos alimenta nos conforta e[nos cura e nos salva. Como pedagoga acredito irmão no estímulo docérebro é claro e creio que devemos nos prevenir tb, só dei esse pequeno testemunho para que às pessos se alertem como eu na leitura bíblica.