Pesquisar blogs

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Novo ciclo de Seda


Eles estão de volta ao blog Ciência e o Criador, após as novidades divulgadas sobre o bicho-da-seda (Matéria Feitos de Seda 12/03/2011), surge um novo ciclo da seda.
Os bichos-da-seda em Cingapura estão tecendo casulos de cores vibrantes. Uma equipe do instituto de Pesquisa de Materiais e Engenharia, braço da principal agência
governamental para a ciência e tecnologia, espera acabar com o processo trabalhoso e de uso intensivo de água de tingimento da seda, alimentando os bichos (Bombyx moti) domesticados com moléculas fluorescentes misturadas à sua dieta natural de pó de amora.
As glândulas de produção de seda dos vermes assimilam o corante eo incorporam às fibras de seda produzidas, segundo a autora principal Natalia C. Tansil. A seda luminescente, descritaem uma edição on-line recente da Advanced Materials, tem ainda aplicaçõespotenciais na reconstrução de tecidos, pois permite uma clara – e vibrante – forma de monitorar matrizes scaffolds implantadas para a reconstituição de tecidos ou de ossos. Mais pesquisas serão necessárias para esta aplicação biomédica, mas Natalia se mostra bem otimista de que um produto têxtil estará disponível dentro de poucos anos. 

Scientific American Brasil
Demétrius A. Silva.

Nenhum comentário: