Pesquisar blogs

sábado, 14 de maio de 2011

Frutos bíblicos.



Um alimento predileto dos hebreus eram as frutas que cresciam em abundância no clima quente daquela parte do mundo. Os espias que Moisés enviou a Canaã trouxeram um ramo de videira com um cacho de uvas (Vitis vinifera L) tão grande que o
transportaram numa vara. Também trouxeram romãs e figos (Nm 13:23). Esses frutos e uma variedade de outros frutos eram apreciados como parte da dieta regular.
Passas. “Cachos de passas” foram trazidos a Davi, porque havia regozijo em Israel (I Cr 12:40). As passas eram uvas secadas nos cachos. Também são mencionadas em (I Sm 25:18; II Sm 16:1).

RomãPunica granatum. Esta fruta com suas muitas sementes, era símbolo de fertilidade em sua abundância, predileta entre os israelitas, era cultivada tanto por seu fruto saboroso como por sua beleza. Tendo a árvore baixa e muito vulgar na Palestina, e geralmente no Oriente. O suco da romã era muitíssimo apreciado (Ct 8:2). Era uma das frutas que cresciam na Terra Prometida.
Romã
MelãoCucumis melo. Os israelitas estavam acampados no quente deserto da Arábia tendo somente maná para comer. Queixaram-se aos ouvidos do Senhor: “Lembramo-nos... dos melões” do Egito (Nm 11:5). De suas dementes se extraí um óleo medicinal, tendo um crescimento abundante em alguns terrenos da costa plana da Palestina.
Maçã. A maçã ou macieira mencionada na Bíblia é provavelmente a cidreira e o seu fruto, embora sejam sugeridos também o damasco que é abundante na região, ou o marmelo.  A maçã que conhecemos não é natural da Síria.

Figueira.
FigoFicus carica L. A figueira é muito comum na Palestina, os primeiros figos amadurecem entre maio e agosto, os últimos figos amadurecem em setembro. Era também usado no tratamento de chagas (feridas), aplicando pasta de figos no local (2 Rs 20:7). É mencionada várias vezes nas Escrituras,  desde as folhas de figueira que Adão e Eva usaram para cobrir sua nudez (Gn 3:7) até a figueira que Jesus amaldiçoou (Mc 11:12-14).


Oliva.
Oliva - Olea europaea. A azeitona, fruto comum na Palestina, parece-se com a ameixa; primeiro é verde, depois fica amarelada, e finalmente preta quando completamente madura. A árvore assemelha-se a uma macieira e produz fruto mesmo quando bem velha. Os cachos de flores lembram o lilás. As azeitonas são derribadas com varas ou sacudidas da árvore e alguns frutos são deixados para os pobres (Dt 24:20). O fruto era comido verde ou maduro, mas a maior porção da colheita da azeitona era destinada à extração de azeite. O melhor azeite vem do fruto verde. A primeira extração, feita mediante agitação em panelas ou cestos, produz o mais fino azeite; a segunda e a terceira extrações são inferiores. O azeite era usado para a unção, empregado com alimento na cozinha, e para iluminação. Uma boa árvore produz 60 litros de azeite por ano.

Demétrius A. Silva
Fonte de pesquisa e imagens:
Dicionário Bíblico 
Bíblia de Estudo de Genebra 

7 comentários:

Robson Rocha disse...

Informações realmente interessantes pois nos ajudam a compreender melhor o cotidiano dos personagesn bíblicos. Aliás, nesta área a CPAD publicará este ano um livro intitulado "A Bíblia e a Terra" que abordará justamente os espaços geográficos e seus elementos citados na Bíblia. O deserto, a água, o pastoreio, etc. Embora não seja um livro extenso é ricamente ilustrado.

João Q. Cavalheiro disse...

Caro irmão Demetrius! Venho acessando continuamente seu excelente Blog do qual já sou seguidor. Todas as postagens tenho achado excelentes. Gostei muito desta que nos traz ao conhecimento dos frutos produzidos na Palestina, muito instrutiva. Bons estudo e pesquisas, Parabéns! Deus continue lhe abençoando!
Aceite um abraço do amigo...

João Q. Cavalheiro
www.aramasi.blogspot.com

Eneas Lara disse...

Oi Demétrius! a paz do Senhor. Obrigado por ter acessado a minha pagina, é muito bom conhecer gente nova e acima de tudo um irmão em Cristo tão empenhado em divulgar as verdades reveladas de Deus. Estou visitando o seu blog, e ja sou seguidor, se vc quizer tbém me siga será uma grande honra vê-lo por lá fazendo parte do meu trabalho. Fique na graça do Pai

Isabel Lautenschlager Santana disse...

Que blog lindo,parabéns que Deus te abençõe sempre.DExo o blog Belas Artes Médicas.
abraços fraterno.

WAGNER BARROS disse...

Olá irmão Demétrius excelente texto, nos apresentando a terra, os frutos o povo de Deus e toda a simbologia que envolve estás ricas passagens bíblicas.
Obrigado por estar sempre visitando minha pagina Deus abençoe um grande abraço...

Anônimo disse...

Excelente matéria. Auxilia a compreender o significado profético de tais frutos na Palavra do Senhor. Obrigado. Guilherme Rodrigues.

ESTUDO DA BIBLIA disse...

simplesmente maravilhoso,eu me orgulho de ter irmãos assim como você meu amigo e irmão em Cristo Jesus.
www.dinahonoro.blogspost.com