Pesquisar blogs

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Curiosidade bíblica - Nomes


Os nomes eram muito importante no mundo do Antigo Testamento. Cada nome hebreu tinha um significado, e ele se tornava parte importante da vida da criança. 
Os Judeus acreditavam que primeiro deveriam conhecer o nome de uma pessoa antes que pudessem conhecer a própria pessoa. Basta que olhemos para o nome
de Jacó, que quer dizer “Agarrador de calcanhar”, ou “Suplantador”, para vermos a importância de um nome. Conhecer o nome de Jacó era conhecer-lhe o caráter. Portanto, o ato de escolher um nome para a criança era uma enorme responsabilidade.

Após o exílio, o significado do nome perdeu a importância que tinha. Um acriança podia receber o nome Daniel (Deus é meu Juíz), não por seu significado, mas para homenagear o famoso servo de Deus. Porém, houve exceções, mesmo durante esse período. Por exemplo, o nome Jesus é uma forma grega do nome hebreu Josué, que significa “Javé é salvação”.
O nome da criança geralmente era escolhido por um dos pais, ou por ambos. A bíblia indica que geralmente a mãe dava o nome à criança. Como hoje, outras pessoas se incumbiam de ajudar nesta importante tarefa. Se os vizinhos e parentes de Isabel (Que se dedica à Deus) tivessem feito como queriam, seu filho teria se chamado Zacarias (Lembrado de Deus). Mas Isabel protestou, insistindo em que o menino se chamasse “João” (Deus é gracioso) (Lucas 1:58-63).
Em parte alguma a bíblia diz especificamente quando a criança devia receber o nome. Em alguns casos a mãe deu nome à criança no dia de seu nascimento (Samuel 4:21). Nos tempos do Novo Testamento, o menino geralmente recebia o nome no oitavo dia, no momento da circuncisão (Lucas 1: 59; 2:21).
Em sua maioria, os nomes da bíblia são teofóricos. Isto é, um nome divino foi juntado a um substantivo ou um verbo, produzindo uma sentença. Por exemplo, Jônatas significa “O Senhor deu”.
As circunstâncias que cercavam o nascimento da criança algumas vezes influíam na escolha do seu nome. Por exemplo, se uma mulher ia ao poço em busca de água e tinha seu filho ali, ela podia chamá-lo Beer, “nascido junto ao poço”. Uma criança nascida durante uma tempestade poderia chamar-se Baraque “Relâmpago”.
Demétrius A. Silva
Pesquisa e imagem:
Bíblia de Estudo de Genebra
Dicionário bíblico

11 comentários:

Ângelo dos Santos Monteiro, disse...

Bom Dia! Passei por aqui para fazer uma visita em seu blog e aproveito a oportunidade para convidar você a visitar o [Blog do Ângelo], um espaço que gira em torno da seguinte temática: "Um olhar bíblico-teológico sobre temas atuais e polêmicos"! Acesse: http://pbangelo.blogspot.com

João Q. Cavalheiro disse...

A Paz do Senhor irmão Demétrius!
Sempre é um prazer visitar o seu blog!
Muito esclarecedora esta sua postagem. Com ansiedade aguardamos um novo nome que o Senhor haverá de nos dar naquele Novo Dia.
Que Deus continue a abençoá-lo.
Um forte abraço deste seu irmão e amigo...
João Q.Cavalheiro
www.aramasi.blogspot.com

Unknown disse...

Obrigado pr. João Q.
Que o Senhor lhe abençoe meu amigo e irmão em Cristo.
Abrçs.

Unknown disse...

Obrigado Ângelo pela visita.
Já me tornei seguidor do seu blog.
Deus Abençoe.

Salviano Adão disse...

MUITO BOM! Eu acredito que Deus criou o homem e deixou o manual de instrução, a “BÍBLIA SAGRADA!” A bíblia é a divina revelação da palavra de Deus e não produtos enlatados, eu costumo dizer que: “As pessoas precisam parar de comer tudo o que dão. E começar a questionar! ” Alguém escuta alguma coisa de alguém, e saem falando, sem questionar, sem saber se é verdade ou não. As pessoas precisam se perguntar! Será que a minha crença esta de acordo com a lei de Deus? Será que a religião que eu nasci sempre me falou a verdade? Quando uma pessoa morre pra onde ela vai? Ela volta? A bíblia apóia o homossexualismo? Quem não herdara o reino de Deus? O que devo saber sobre idolatria, imagens e escultura? O que devo saber sobre o único batismo? Será que tem uma seqüência para salvação? A quem eu devo me confessar, quem pode me perdoar? Religião salva alguém? Essas e outras perguntas e respostas em:
www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com
Você pode dizer, eu já sou salvo amém! Vamos atrás de quem não esta, divulgue este site, porque: “Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. E irão vagabundos de um mar até outro mar, e do norte até ao oriente; correrão por toda parte, buscando a palavra do Senhor, e não a acharão." ( Amós cap 8 ver 11 e 12 )Fale para outras pessoas, por que “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns têm por tardia: mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.” (II Pedro cap. 3 ver 8) e “Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo o homem. (I A Timóteo cap 2 ver 5 e 6)
Seja sua bíblia, católica ou evangélica, aqui você vai tirar suas duvidas.
www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com
E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertara (João cap 8 ver 32) Se você tiver coragem de perguntar, a bíblia terá coragem de responder!

juscilandia disse...

Muito boa materia amor!
Deus abençoe vc cada dia mais...
Dando sabedoria para falar da palavra que é viva e eficaz em nossas vidas!
Bjoss

Unknown disse...

Obrigado amor.
Que o Senhor continue a nos abençoar.
Bjos.

Vagner Lisboa disse...

isso é bem verdde... Infelizmente hoje muitas pessoas possuem no nome palavras de maldição por falta de entendimento.
visite meu blog e siga-me
www.vagner-lisboa.blogspot.com

abraço na paz..
to seguindo vc

Anônimo disse...

muito importante o significado de um nome,porem mais importante que o nome é dono do nome,nao adinta nada o indiviido ter un "bom nome" com um belo significado, se este nao zela pela reputação de seu nome.hoje existem pessoas que se chamam "jesus" mas que a vida não demonstra nenhuma caracteristica do nosso Salvador Jesus Cristo e nunca existirá alguem com as qualidades do filho de Deus, porque Ele é imcomparavel e inegualavel.Mas todos sabemos o que sabio Salomao disse em Proverbios; que um bom nome vale muito.

Unknown disse...

Obrigado Vagner pelo apoio.
Já estou seguindo seu blog.
Deus lhe abençoe.

Monica Pessanha disse...

bEM ACHO O NOME IMPORTANTE E AMEI SUA POSTAGEM É MUITO BOM SABE ESSAS QUESTÕES HISTÓRIAS PARA ENTENDER O CONTEXTO. POIS BEM ACHIO IMPORTANTE A QUESTÃIO DO NOME POIS APESAR DE MUITOS NÃO ACREDITAREM ACHO IMPORTANTE, PRA MIM É UMA FORMA DE ABENÇOAR OU NÃO SEU FILHO.