Pesquisar blogs

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Um mito saudável.


Há tempos, recomenda-se que as pessoas tomem oito copos (de 250 mililitros cada um, ou seja, 2 litros) e água por dia. Os especialistas, porém, não sabem de onde veio essa regra - nem se ela tem fundamento. Segundo o cientista Mike Sawka, é provável que tenha surgido de um estudo sobre hidratação de roedores de 1933, que levou à idéia de que um ser humano ativo necessita de 2,5 litros de água por dia para repor a eliminada
por transpiração e excreções. Um quinto de nossas necessidades diárias é atendido por alimentos ricos em água, restando assim 2 litros a serem repostos.

Mas a verdade é que não precisamos tomar oito copos de água por dia. Outras bebidas contam, mesmo quando contém cafeína. “A necessidade que o corpo tem de manter o equilíbrio de fluídos compensa a pequena influência de cafeína na eliminação de líquidos”. Diz Douglas Casa, da Universidade de Connecticut. Além disso, o corpo sempre avisa quando precisa de água – basta beber quando sentir sede. Caso contrário, não se preocupe. Se houver dúvida, dê uma espiada na urina. Se a cor estiver escura, diz a nutricionista Stella Volpe. Da Universidade da Pensilvânia, “isso é sinal de desidratação” – Por Marc Silver.
National Geographic Brasil.

Esta matéria é apenas um esclarecimento sobre o mito de ingerir 2 litros de água por dia. Beber água diariamente é cuidar da saúde, evitando problemas relacionados à desidratação e sistema urinário.  Cada organismo responde de maneira diferente a perda de líquidos. Ex: Existem pessoas que transpiram mais que outras, necessitando reporem uma quantidade maior de líquidos, comparado a pessoas que transpiram menos. Para aqueles que constantemente realizam atividades físicas, ingerir líquidos é indispensável.

Demétrius A. Silva

2 comentários:

Fatima Nascimento disse...

Olá amados de Deus,boa postagem,visitei seu blog,é uma benção.Continue nos abençoando viu,visite meus blogs e seja um seguidor,ja estou seguindo o seu.http://diaconisafatima.blogspot.com e http://fatinhafilhadodeusaltssimo.blogspot.com

Unknown disse...

Boa postagem, engraçado como coisas boas também não se sabe direito o porquê mais é fato, não se vê Deus mas temos certeza que ele existe e é galardoador daqueles que o buscam. Ás vezes não entendemos algumas coisas que Deus faz mas devemos confiar que ele tem sempre o melhor para nós.