Pesquisar blogs

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Habitação do Altíssimo


 Conhecendo um pouco sobre o Tabernáculo, um local de adoração ao nome do Senhor.
Tabernáculo
Após o Êxodo, enquanto os israelitas estavam saindo do Egito para Canaã, eles adoravam a Deus numa grande tenda conhecida como tabernáculo, que significa "habitação".
Quando eles acampavam em novo local, os levitas, que auxiliavam os sacerdotes, armavam a Tenda da Congregação no centro, cercada por suas próprias tendas, e as tendas das tribos de Israel ao redor das suas. Dessa forma, eles mostravam quer a adoração a Deus era central na vida de sua nação. A Tenda da congregação era construída sobre uma estrutura de madeira de acácia e media 13,72 m de comprimento, 4,57 m de largura e 4,57m de altura. Era coberto com dez cortinas feitas de tecidos caros, com querubins bordados. Dois conjuntos de cinco cortinas, com 12,80m de comprimento por 1,83m de largura, cada qual de linho fino, eram vinculadas entre si para prover uma peça contínua de 18,30m por 12,80m. 
Arca da Aliança
Essa cortina contínua era então espalhada sobre o arcabouço de madeira. Essa cobertura interior terminava a 46 cm acima do chão, de cada lado do tabernáculo. Além do linho, as cortinas eram de pêlos de cabra, coberturas de peles  de carneiros e uma cobertura final de peles de animais marinhos, à prova de água. Dentro da Tenda havia dois cômodos, sendo menor o que mais distante se encontrava da entrada. Esse era o Santo dos Santos, onde entrava apenas o sumo sacerdote uma vez por ano. Dentro do Santo dos Santos ficava a arca da aliança, contendo as duas tábuas de pedra dos dez mandamentos, uma vasilha com maná e a vara de Arão.
Bacia de bronze
Na frente do Santo dos Santos ficava o altar de incenso, onde doze pães eram colocados na mesa da proposição, um apara cada tribo, como oferta a Deus. A Tenda em si era cercada por um pátio fechado por cortinas de aproximadamente 50m de comprimento por 25m de largura, onde os sacerdotes se banhavam ritualmente, e o altar, onde os sacrifícios de bodes, touros, cordeiros e outros animais eram queimados. 
A Tenda e todo o seu mobiliário eram feitos de forma que pudessem ser facilmente empacotados e carregados a outro local.
Altar do Holocausto
Arca da Aliança. Êx. 25: 10-22
Era o mais sagrado de todos os utensílios no Tabernáculo.
Bacia de bronze. Êx. 30: 17-21
Servia para a purificação dos sacerdotes. Eles precisavam estar puros para entrar na presença de Deus.
Altar do holocausto. Êx. 27: 1-8
O sangue do sacrifício era aspergido sobre os quatros chifres do altar.
Candelabro de ouro


Candelabro de ouro. Êx. 25: 1-40
Ficava no Lugar Santo, do lado oposto aos pães da proposição.

Mesa dos pães da proposição. Êx. 25: 23-30
Mesa dos pães da propisição
Era um pedestal sobre o qual as ofertas eram colocadas. Sempre na presença de Deus, e sobre ela ficavam os 12 pães.
Altar do Incenso. Êx. 30: 1-10
Altar do incenso
Localizado dentro do Tabernáculo, era muito menor do que o altar do holocausto, que ficava na parte externa.

Demétrius A. Silva

Fonte de pesquisa: Bíblia de estudo de Genebra

5 comentários:

BoazRios disse...

Ótima pesquisa, nas qual vemos o cuidado de Deus com a adoração, atualmente, fruto de lábios que confessam o nome de Jesus.

Rosemary Souto disse...

Tive oportunidade de contruir uma maquete do Tabernáculo, no Seminário com alguns irmãos... Foi uma experiência única... Parabéns, pelo post... Deus nos abençoe.

Dallyne Andrade disse...

oi?
A graça e a Paz ...
Estou seguindo aki!!!
e estou convidando para q siga-me tbm!!!!!

no http://teconhecerei.blogspot.com/

Q DEUS abençoe e derrame chuvas de graça em sua vida!
Continue edificando Vidas!!!!!

Anônimo disse...

Muito bom ... Gostei ...
Estou seguindo vocÊ ...
Se puder, dê uma olhada no meu blog e se gostar siga-me também .. Fique com Deus ..!!! http://www.blogdamihtorres.blogspot.com

Ivonil servo de Yahshuah disse...

" destruam este mischan=templo, e em 3 dias eu o levantarei" mas, o templo do qual ele falava era seu corpo; Yachonam=joão, 2,18-21; Foram as palavras de Yahshuah aos yahudim=judeus. Mais tarde shaul hashaliach=Paulo apostolo afirma que o templo novo de Yahweh, a partir da morte e ressurreição do mashiach; seria a sua kehilah=igreja fiel...dizendo que...vós sois o templo de Yahshuah...e o templo do mashiach que sois vós é santo...Porque...vós sois o corpo do mashiach...e o templo do Deus vivo..1ª Corintios 3; e 12,27.
O processo de adoração ao Altíssimo na bryt hadashah é espiritual , e não mais na carne como o era na Tanakh.
Esclarecendo isso Yahshuah disse... a hora vem, em que nem nesse monte nem em Jerusalém adorareis o pai...Mas vem a hora, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai, em espírito e em verdade. Yachonam=joão 4,21,24.
E isso porque... o Eterno não habita em templos feitos por mãos de homens...1 ª Reis 8,27; Atos 7,48 e rfs. Por isso Shaul completou escrevendo...não sabeis vós que sois o templo de Yahweh...e vós juntamte sois edificados para morada de Yaweh em espírito; 1 ª Corintios 3,16. e refs.Efésios 2,22
O tema é amplo, aqui é apenas um pequeno esboço dele; mas nunca será construído um novo templo La em Yahshalaym=Jerusalém, porque não está na cadeia profética do espírito de profecia. Muito pelo contrário a palavra profética relata sobre isso com muita propriedade...depois das 62 semanas o mashiach será tirado...e o povo de um chefe que á de vir...destruirá a cidade, e o templo e o seu fim será como uma inundação; e até ao fim haverá guerra; estão determinadas assolações; Danyahu=Daniel; 9,26,O novo templo depois do mashiach é o seu povo santo que é o templo...a cidade do Deus vivo Jerusalém celeste universal assembléia dos primogênitos que estão inscritos no céu..ou a Morada do Eterno... Hebreus 12, 20-23. Sabiam que o 1º Templo foi destruído por Nabuzarandão capitão da guarda de Nabucodozor...no 5 mês, mês de Abe=julho-Agosto=no 10º dia do mês” no ano 587 antes do mashiach” ele cercou Yahshalaym=Jerusalém; E queimou a casa de Yahweh=Templo;...Yahmiahu=Jeremias 52.12,13,14. E Tito também destruiu e queimou; o 2º Templo no mesmo dia 10 do 5º mês só que no ano 70. era do mashiach.
É significativo não? Já pararam para analisar isso? Se não! Reflitam-se.


Ivonil fereira.... Shalom.