Pesquisar blogs

quarta-feira, 6 de abril de 2011

As conquistas de Josué



Os acontecimentos registrados no livro de Josué, não apresentam uma datação precisa das conquistas lideradas por este grande líder e sucessor de Moisés.  Alguns estudiosos e arqueólogos sugerem que os fatos tenham ocorrido por volta de 1400 a.C – 1050 a.C.
A conquista da terra prometida
era o sonho de um povo, que confiava na promessa do Senhor.

Dentre várias cidades conquistadas, estudaremos um pouco sobre Jarmute.
As glórias concedidas por Deus a Josué e seu povo chegaram até os Cananeus. Temendo o exercito de Josué, os reis das cidades de Jerusalém, Hebrom, Jarmute, Laquis, e Eglom, uniram-se na tentativa de vencerem o povo de Israel. Js. 10: 1-5.
Estas cidades eram muradas, independentes e fortificadas. Eram extremamente preparadas para guerras, há indícios que tais cidades sofriam influências egípcias.
Jarmute significa lugares altos ou colinas. Era uma cidade Cananéia nas planícies de Judá localizada entre Hebrom e Laquis, seu rei era Pirã- significa Selvagem. Foi identificada como Khirbet Yarmûk, 22.5 km a oeste de Belém.
Click na imagem para ampliação.
Após a conquista de vários territórios e a idade avançada de Josué, Deus ordena a Josué que divida as terras em doze tribos (A tribo de Levi não herdou terra, a tribo de José foi dividida em duas: Efraim e Manassés. Ocorrendo a divisão tribal de doze áreas). Jarmute depois de conquistada tornou-se herança da tribo de Judá.  Js. 15: 35.
A localização nos dias atuais de Jermute é indefinida, existem supostas localizações que podem ser visualizadas no http://maps.google.com.br/maps?hl=pt-br&tab=wl  através do código 31.70926894,34.96995387 (Jarmuth).


Esta mensagem é dedica ao prof. Jarmuth Andrade e toda equipe do SOS RIOS DO BRASIL, por desenvolverem um excelente trabalho de conscientização ambiental e manutenção dos recursos hídricos.
Deus abençoe.
Conheça o SOS RIOS DO BRASIL acesse: http://sosriosdobrasil.blogspot.com/

Demétrius A. Silva


Fontes de pesquisa e imagem.
Bíblia de Estudo de Genebra.

4 comentários:

Felipe Correia disse...

Gostei muito do seu blog, e já estou seguindo, visite o meu também:
bandahitawa.blogspot.com

Regina disse...

É muito bom termos mais sabedoria, principalmente com as coisas que se referem a Bíblia.Continue assim.Quero aprender mais.

Prof. Jarmuth Andrade disse...

Olá Demétrius,

Parabéns pelo seu blog, pelo primeiro aniversário e pelas excelentes informações postadas.

Meu nome JARMUTH foi tirado da Bíblia, nome de um dos reinos conquistado por Josué, como aparece neste mapa que vc dispõe no artigo acima.
Vc tem como localizar neste mapa a situação física atual, mostrando os países que ocupam essas áreas nos dias de hoje?
Como é pesquisador e estudioso bíblico, vc consegue descobrir se o atual Yarmouk River (http://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Yarmouk_River?uselang=nl#mw-subcategories) que é um importante rio que faz divisa da Síria, Jordânia e Israel seria o Rio Jarmuth ?
Visite meu blog sobre os rios do Brasil (http:sosriosdobrasil.blogspot.com) e entenderá meu interesse.
Parabéns e obrigado!

Prof. Jarmuth Andrade
SOSRiosBr

Unknown disse...

Prof. Jarmuth, seja bem vindo a este humilde blog. Fico feliz em tê-lo como seguidor e leitor do blog.
As informações que consegui até o momento, são as citadas no artigo acima. Estarei pesquisando sobre o assunto, verificando se existe alguma ligação entre os nomes Yarmouk e Jarmuth.
Parabéns pelo trabalho desenvolvido no SOSRiosBr,que Deus o abençoe abundantemente.
abrçs.
Demétrius A. Silva