Pesquisar blogs

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Obra de arte




Cientistas constataram que as fêmeas da abelha Osmia avosetta usam pétalas de flores para construir ninhos especiais. Os biólogos jamais haviam visto a criação dessa espécie até o ano passado, quando duas equipes de pesquisa, trabalhando de maneira independente ao mesmo tempo, encontraram esses ninhos em encostas montanhosas na Turquia e no Irã.
A fêmea dessa abelha solitária escava um túnel perto da superfície em solos desagregados, com espaço para uma ou duas câmaras, denominadas “células de nidificação”, cada qual com 5 cm de profundidade. Em seguida, ela reveste as paredes das células com pétalas trazidas das proximidades, consolidando-as com fina camada aglutinante de lama para depois acrescentar outra camada de pétalas.

Por fim, a abelha abastece as células de alimento para as larvas- uma pasta de néctar e pólen -, em que deposita um ovo antes de dobrar as pétalas internas, fechar o orifício com solo úmido e rematar tudo com dobras nas pétalas externas. Todo o processo pode levar até dois dias. A célula endurece até se tornar um receptáculo resistente, úmido por dentro e impermeável por fora – abrigo ideal para o inverno e à prova de secas ou cheias.
A beleza do ninho de pétalas não faz nenhuma diferença para a larva de abelha, que se desenvolve na escuridão. Embora cientistas apreciem tal engenhosidade, “o mais intrigante é sua beleza como mecanismo evolucionário para garantir a descendência”.


National Geographic Brasil

Nenhum comentário: