Pesquisar blogs

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Fotossíntese, biocombustível do futuro.


Ao alterarem a forma como as plantas transformam luz solar em energia química, cientistas esperam produzir biocombustíveis economicamente viáveis.
 
Há anos, pesquisadores tentam descobrir as melhores formas de
levar plantas a produzir biocombustíveis. Mas há um problema fundamental: a fotossíntese, processo pelo qual as plantas convertem a luz solar em energia química armazenada, é altamente ineficiente. As plantas transformam apenas de 1-3% da luz solar em carboidratos. Essa é uma das razões para uma área tão grande de terra ser alocada para o cultivo do milho para etanol, entre outras idéias ruins de biocombustível. E, mesmo assim, as plantas também apresentam muitas vantagens: elas absorvem dióxido de carbono em baixas concentrações diretamente da atmosfera e cada célula vegetal pode ser recuperar por conta própria quando danificada.

Cientistas iniciaram uma nova tentativa de turbinar a fotossíntese e nos ajudar a fazer combustíveis mais verde. A Advanced Research Projects Agency for Energy americana, conhecida como ARPA-e, financiou dez projetos assim até agora, a maioria deles usando engenharia genética para ajustar o manual de instruções baseado no DNA de uma planta para o crescimento, pigmentos etc. A maior subvenção – mais de US$ 6 milhões –foi para a University of Florida, para alterar pinheiros e fazê-los produzir mais terebintina, um combustível em potencial. Outro projeto, liderado por Davis, da Arcadia Biosciences, na Califórnia, tem como objetivo induzir gramíneas de crescimento rápido como switchgrass a produzir óleo vegetal pela primeira vez na história.
No futuro, engenheiros talvez possam criar uma planta negra que absorva toda luz solar recebida, ou uma planta que use diferentes comprimentos de onda para tudo. Uma planta modificada produtora de biocombustível poderia até ter folhas menores, reduzindo a própria demanda de energia para o crescimento, ou poderia deixar de armazenar energia na forma de açúcar, mas transformá-la diretamente em uma molécula de hidrocarboneto para o uso humano como combustível.
Os cientistas do programa chamado Petro, de plantas modificadas para substituírem o petróleo, também terão de lidar com os desafios de abastecimento de água cada vez mais limitado para plantações e com o ceticismo do público em relação a organismos geneticamente modificados.
- David Biello
Fonte de pesquisa e imagem

11 comentários:

João Q. Cavalheiro disse...

A Paz do Senhor meu caro amigo e irmão Demétrius!!

Passei por aqui para ver o que havia de novo e depara-me mais uma vez com uma aula de sabedoria. Seu blog vem se destacando por trazer sempre grandes novidades no mundo da ciência, história e tecnologia. Saio daqui enriquecido pelo excelente texto do qual tomei conhecimento. Deus continue a abençoá-lo neste seu projeto de tornar conhecido o que há de novo nas descobertas e pesquisas científicas e históricas.
Tenha juntamente com seus queridos um ótimo final de semana e uma boa e abençoada próxima semana.
Abraços do amigo e irmão em Cristo...
João Q. Cavalheiro

Unknown disse...

Grande pr. e amigo João Q.
Obrigado pelas palavras, é gratificante receber o renomado pastor e prof. neste humilde espaço.Que Nosso Senhor continue a lhe abençoar, concedendo-lhe muita paz e saúde.
Muito obrigado.
Abrçs do amigo, irmão e fiel seguidor...
Demétrius A. Silva

Patricia Galis disse...

Muito interessante este post, temos que ver outras formes e combustível urgente e tudo que for natural e não agredir o meio ambiente melhor.

Lúcy Jorge disse...

Parabéns pelo post, visitar seu espaço me trouxe muita informação na área da ciência, espero que também goste do meu espaço, portanto deixo o convite para visitar-me:

http://frutodoespirito9.blogspot.com/

Em Cristo,

***Lucy***

Unknown disse...

Olá vim conhecer seu Blog e gostei
muito,td por aqui é muito bom
Parabens.
Abraços com carinho Rita

cantinhovirtualdarita.blogspot.

Unknown disse...

A paz de Cristo Patricia.
Concordo plenamente, necessitamos urgentemente repensar as fontes de combustíveis utilizadas.
Abrçs.
Demétrius A. Silva

Unknown disse...

A paz Lucy.
Muito obrigado pelas palavras de motivação, já sou seguidor do seu blog que é uma benção.
Parabéns pelo espaço e textos postados.
Abrçs.
Demétrius A. Silva

Unknown disse...

Irmã Rita, seja bem vinda.
Muito obrigado.
Já me tornei seguidor de seu excelente blog.
Parabéns pelo conteúdo postado.
Abrçs.
Demétrius A. Silva

Amiel Dias disse...

O irmão Ap Paz.
Estou seguindo seu blog gostei muito, segue o meu ai!
http://mesagemdepaz.blogspot.com/

Amiel Dias disse...

A paz do senhor
Estou seguindo seu blog, o meu é:
http://mesagemdepaz.blogspot.com/

Unknown disse...

A paz do Senhor Amiel.
Seja bem vindo. já estou seguindo seu excelente blog. Parabéns pelas mensagens postadas.
Abrçs.